Menu

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Governo do Paraná consegue liminar e deixa de fornecer remédio para fibrose pulmonar

Da Gazeta do Povo
O governo do estado conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça que acaba com a obrigação de fornecer o medicamento Nintedanib a pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FDI). O remédio pode custar mais de R$ 20 mil mensalmente. Também conhecida como Ofev, a medicação vem normalmente em caixas com 60 cápsulas.
O governo paranaense alega que os custos com o Nintedanib são muito altos. Caso todas as pessoas que precisam do remédio entrassem com uma ação o valor anual, segundo o documento, seria de R$ 4 milhões. “Para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”, o governo pediu a suspensão de várias liminares de pessoas com FDI. E conseguiu.
O remédio Nintedanib faz com que o processo de cicatrização se torne mais lento, diminuindo a progressão da doença. “Embora prolongue a sobrevida dos pacientes, a droga em questão não apresenta diferenças significativas quando comparada com medicamentos alternativos”, diz a liminar.
A decisão foi tomada dia 18 de julho pelo desembargador Renato Braga Bettega, presidente do Tribunal de Justiça. O Ministério Público deve recorrer ainda nesta semana da decisão do TJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

Destaques