Uma audiência pública realizada no Fórum Eleitoral da cidade de Faxinal na tarde desta segunda-feira (31), com a presença de representantes da cidade de Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis, onde foi informado sobre a resolução 23.520/2017, determinada pelo ministro Gilmar Mendes, que prevê o rezoneamento das zonas eleitorais de todo o Brasil.
Segundo o rezoneamento proposto, zonas eleitorais com o índice de até 15 habitantes por km² deverá ter no mínimo 17 mil eleitores e para zonas que tenha de 15 a 30 habitantes por km² deverá ter no mínimo 20 mil eleitores. A comarca de Faxinal, junto com Cruzmaltina e Borrazópolis, tem uma densidade populacional de 20,07 habitantes por km² e um eleitorado de 23780 pessoas. Já a comarca de Grandes Rios, que tem uma densidade demográfica de 15,09 eleitores, possui um eleitorado de 14747 pessoas.
Segundo a proposta, a comarca de Grandes Rios deixaria de existir, vindo a integrar a comarca de Faxinal, que ficaria responsável pelas eleições de 6 municípios (Faxinal, Cruzmaltina, Borrazópolis, Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí). A proposta vinda do TSE pode extinguir até 80 zonas eleitorais, que passariam para municípios maiores.
Uma alternativa apresentada para tentar manter a comarca de Grandes Rios é transferir a cidade de Cruzmaltina para a comarca de Grandes Rios, o que foi previamente repudiado pelos representantes do município. O vereador Inácio Adame que estava na reunião disse que era inviável o munícipe de Cruzmaltina sair da cidade para resolver problemas eleitorais em Grandes Rios, ao invés de Faxinal que é mais perto e possui transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário